Missionário da Consolata na Colômbia e no Equador...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lectio Divina de Lucas 9,51-62 - 13º Domingo do Tempo Comum

Por: Patrick Silva

Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.
   Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lucas 9,51-62)

1. LECTIO – leitura
    Lucas assinala o inicio da segunda parte do seu evangelho com a decisão de Jesus de rumar até Jerusalém. Durante a primeira parte, Lucas situou Jesus caminhando na Galileia, agora Jesus parte em direção a Jerusalém. A “caminhada” que Jesus aqui inicia com os discípulos é mais teológica do que geográfica. Lucas apresenta, sobretudo, uma caminhada espiritual, ao longo da qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do “Reino” e os vai presenteando com a plenitude da revelação de Deus. Todo este percurso que aqui se inicia converge para a cruz: ela vai trazer a revelação suprema que Jesus quer apresentar aos discípulos e nela vai irromper a salvação definitiva. Os discípulos são exortados a seguir este “caminho”, para se identificarem plenamente com Jesus…
   O trecho do evangelho começa por recordar a decisão (firme, isto é, decidida) de Jesus de caminhar rumo a Jerusalém. As dificuldades começam de imediato; os Samaritanos recusam dar hospitalidade porque Jesus caminho rumo a Jerusalém. Os discípulos ficam furiosos. Após este primeiro momento, o evangelho “oferece” alguns encontros de Jesus com gente que parece disposta a seguir Jesus na caminhada, mas antes de se serem aceites Jesus “verifica” a veracidade dessa vontade.
   Na primeira parte (vers. 51-56), o cenário de fundo situa-nos no contexto da hostilidade entre judeus e samaritanos. Trata-se de um dado histórico: a dificuldade de convivência entre os dois grupos era bem conhecida. Os peregrinos que rumavam a Jerusalém para as grandes festas de Israel procuravam evitar a passagem pela Samaria. A primeira lição de Jesus ao longo desta “caminhada” é a atitude que os discípulos devem assumir face ao “ódio” do mundo. Que fazer quando o mundo tem uma atitude de rejeição face à proposta de Jesus? Tiago e João pretendem uma resposta agressiva, face à hostilidade manifestada pelos samaritanos (a referência ao “fogo do céu” leva-nos ao castigo que Elias infligiu aos seus adversários – veja 2 Re 1,10-12). No entanto, Jesus avisa-os que o seu “caminho” não passa nem passará nunca pela imposição da força, pela resposta violenta, pela prepotência (no seu horizonte próximo continua a estar apenas a cruz e a entrega da vida por amor: é no dom da vida e não na prepotência e na morte que se realizará a sua missão).
   Na segunda parte (vers. 57-62), Lucas apresenta, através do diálogo entre Jesus e três candidatos a discípulos, algumas das condições para percorrer, com Jesus, esse “caminho” que leva a Jerusalém. O primeiro diálogo sugere que o discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais: para o discípulo, o Reino tem de ser infinitamente mais importante do que as comodidades e o bem-estar material. O segundo diálogo sugere que o discípulo deve desapegar-se desses deveres e obrigações que, apesar da sua relativa importância (o dever de sepultar os pais é um dever fundamental no judaísmo), impedem uma resposta imediata e radical ao Reino. O terceiro diálogo sugere que o discípulo deve desapegar-se de tudo (até da própria família, se for necessário), para fazer do Reino a sua prioridade fundamental: nada – nem a própria família – deve adiar e demorar o compromisso com o Reino.

2. MEDITATIO – meditação
+ Aos discípulos de Jesus, é proposto o “caminho” rumo a Jerusalém. Trata-se de um “caminho” que implica a renúncia de si mesmos, dos próprios interesses, do orgulho próprio, um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o amor até às últimas conseqüências. Esta disposto a ser discípulos ao estilo de Jesus?
+ Jesus recusa responder à oposição e à hostilidade do mundo com qualquer atitude de violência, de agressividade, de vingança. No entanto, às vezes parece ser uma resposta que os discípulos dão face à oposição, como se poderá evitar essa atitude?
+ O “caminho” de seguimento a Jesus é exigente. O que é que ainda o impede de concretizar um compromisso total com o “Reino”?

3. ORATIO – oração
   Peça a Deus para lhe falar da passagem de hoje. Diga-lhe honestamente como você se sente sobre isso. Se você realmente quiser ser um de seus discípulos, peça ao Espírito Santo para o ajudar nas áreas de sua vida que você acha mais difícil de entregar a Deus. Peça a Deus para o ajudar a focalizar em servi-Lo e não se distrair com coisas que levam para fora do curso.

4. CONTEMPLATIO – contemplação
   Considere o Reino de Deus. Que influência tem na sua vida? Considere o que realmente significa seguir Jesus e ser seu discípulo.

5. MISSIO – missão
“Uma das principais qualidades do missionário é a determinação e a força de vontade. Para ser um verdadeiro missionário é preciso ter vontade firme e ser constante. Deus não tolera as meias-vontades; estas jamais conseguirão realizar coisa alguma”. José Allamano

Disponível semanalmente em http://www.consolata.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário